Sustentabilidade

Compromissos Institucionais

Assumimos o compromisso de integrar e apoiar grupos de trabalho respaldados pelas boas práticas, de maneira consistente com princípios de sustentabilidade e a promoção de negócios alinhados com as demandas globais da atualidade. São eles:

Pacto Global da ONU

Visa engajar e sensibilizar organizações para disseminação dos Dez Princípios e dos ODS para os seus stakeholders. Participante da Plataforma Ação para Comunicar e Engajar e empresa signatária do Pacto Global

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)

Objetiva engajar os países signatários a atuar em áreas cruciais para o desenvolvimento sustentável global. Expostos em 17 objetivos com metas específicas, representa um esforço conjunto dos signatários para serem atingidos. Desde 2015, ano de seu lançamento, a iniciativa é apoiada pela MARAJÁ, que articula os ODS em suas atividades e os divulga a todos os seus stakeholders.

Como as Nações Unidas apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil

A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

Iniciativa e parcerias

A Coalizão Embalagens tem o compromisso de implementar a logística reversa no Brasil e atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio do acordo setorial, assinado em 2015.

Uma das principais iniciativas da Coalizão Embalagens é o movimento “Separe. Não Pare.”, que busca informar, inspirar e mobilizar a população brasileira a separar e descartar corretamente os resíduos domésticos.

A Refrigerantes Marajá é associada da ABIR Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas, tem como um de seus objetivos garantir a prosperidade do setor, assim como cooperar e participar como membro ativo de associações congêneres de setores econômicos correlacionados para produzir dados estatísticos, técnicos, econômicos, educacionais e quaisquer outros referentes à produção de bebidas não alcoólicas.

Federação das Industrias do Estado de Mato Grosso. Unidade da Confederação Nacional da Industria (CNI), em Mato Grosso. Reúne empresários e entidades daquele estado para discutir, entre outros temas, o atendimento a legislação ambiental e a evolução da sustentabilidade das indústrias.

O Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), o Serviço Social de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT) uniram forças com mais 35 empresas da iniciativa privada para realizar o maior projeto social do estado. O Projeto tem como objetivo de disponibilizar gratuitamente à população diversos serviços de saúde, educação, empreendedorismo, cidadania, orientação jurídica e cultura.

O Selo Recupera é uma marca fornecida pela Pragma Soluções Sustentáveis, por meio do Programa Recupera, para comunicar que a Refrigerantes Marajá recupera embalagens para a reciclagem, através da logística reversa, conforme determinação legal prevista na Lei Federal 12.305/10, que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Trabalho para conscientizar, articular e apoiar os atores dessa cadeia de valor

Sustentabilidade

Quando pensamos em sustentabilidade, um dos primeiros tópicos que lembramos certamente é a reciclagem. Mas essa não é a única atitude sustentável que podemos ter. Com um pouco de reflexão e criatividade, é possível mudarmos nossos hábitos e desenvolver o da reciclagem. Confira algumas dicas baseadas no conceito dos três "R" (reduzir, reusar e reciclar) para facilitar esse processo:

Confira algumas dicas baseadas no conceito dos três “R” (reduzir, reusar e reciclar) para facilitar esse processo:

comece pelo básico

até mesmo as pequenas atitudes fazem diferença. Observe os materiais ao seu redor e comece o processo de separação por eles: copos plásticos, embalagens usadas, garrafas PET, latinhas, comandas e notas fiscais, óleo de cozinha usado, etc. Separe esse lixo caseiro e procure postos de coleta para descartá-los devidamente.

reutilize

sabia que reutilizar os materiais é mais sustentável do que reciclá-los? Isto acontece pois a reutilização elimina a necessidade de reprocessar o item antes que ele seja utilizado novamente, reduzindo o consumo de recursos naturais. Reutilize potes metálicos ou de vidro e procure consumir produtos de embalagem já reciclada e que tenham a opção de refil.

 

saiba o que reciclar

há muitos materiais que podem passar por este processo, como o papel, vidro, alumínio, plástico, artigos eletrônicos, entre outros. Procure saber quais materiais podem ser transformados e para onde pode enviá-los.

 

atitudes verdes

não imprima e-mails desnecessariamente e, caso seja necessário, utilize os dois lados do papel. Errou a impressão? Utilize o outro lado da página. No escritório, prefira levar sua própria caneca e copo para consumir água, chás e café.

Iniciativas e Parcerias

Pensando na conservação do meio ambiente, à Refrigerantes Marajá criou em 2010 o projeto Sustentável por Natureza e desde então vem trabalhando e desenvolvendo ações de sustentabilidade e sensibilização de crianças, jovens e adultos às práticas de reciclagem .Um dos trabalhos realizados é a instalação de PEVs (Ponto de entrega voluntária) para recolhimento de garrafas PET, pontos estes instalados nos parques das cidades de Mato Grosso.

A Marajá faz parte da Rede de Investidores Sociais de Mato Grosso (RIS-MT) que tem como missão ampliar o impacto e os resultados das ações filantrópicas e de investimento social em Mato Grosso. FALM, Fiemt e Unimed Cuiabá estão entre as organizações responsáveis pela coordenação da Rede.

aa

© 2020 Qode Interactive, All Rights Reserved